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Exemplo de redação com análise

Exemplo de redação

(sem título)

Embora estejam em um mesmo ambiente, urbano-industrial, os personagens em questão têm posturas diferentes quanto aos problemas com os quais coabitam. Um não quer mais compactuar com a destruição ambiental causada pelos impactos da atividade industrial; o outro entende que as mudanças são indeléveis e que o melhor mesmo é a elas se adaptar.
Saturado da industrialização, da vida moderna e de gás carbónico, o personagem da figura I quer destruir a chaminé de uma indústria. Tem semblante sério e determinado. Acredita que sua ação lhe trará benefícios, bem como a todo o planeta. Em certa medida, o personagem tem razão, uma vez que a queima de combustíveis fósseis, prática amplamente utilizada pelas indústrias, é a grande causa de impactos ambientais como chuva ácida, ilhas de calor, aquecimento global, dentre outros.
Conformado de que seu meio é mesmo a cidade, o personagem da figura II tenta contornar os problemas urbanos, em especial o da poluição visual, praticando atividades lúdicas, como a pintura, de forma a recuperar imagens bucólicas, em contraste com os inúmeros prédios da paisagem. O personagem quer, de uma certa forma, colocar um pouco de cor, de vida, de anima no preto-cinza dos edifícios.
Nota-se, portanto, que as transformações trazidas pela modernidade, principalmente no que concerne à questão ambiental - poluição do ar e visual, por exemplo - causam transtornos à vida dos homens, que tentam resistir de diferentes formas: seja destruindo irracionalmente as causas diretas, seja encontrando na arte uma forma de atenuação.


(Fonte: UFMG)

Análise da redação



ORGANIZAÇÃO E SÍNTESE: com um vocabulário amplo, o candidato explorou toda a proposta, evidenciando sua capacidade de síntese e de organização textual. Já na introdução, procurou salientar o caráter contrastante das atitudes dos dois personagens.

RELATO OBJETIVO: o primeiro personagem foi apresentado como alguém gue "não quer mais compactuar com a destruição ambiental causada pelos impactos da atividade industrial". Ao inserir essa ideia, o vestibulando já apontou uma das causas dos problemas ambientais. Em seguida, retratou a atitude do homem do segundo texto: para ele, "as mudanças são indeléveis e que o melhor mesmo é se adaptar a elas". Na exposição dessa ideia, contudo, há certo exagero. De fato, há um relativo conformismo na atitude do segundo personagem, mas, por outro lado, ele se recusa a reproduzir o real, buscando a representação do ideal.

REFLEXÃO BEM ARGUMENTADA: no segundo parágrafo, o autor refletiu sobre a postura do personagem da figura I. Explorou detalhes como o semblante do personagem e os impactos da sua atitude para o mundo. Demonstrando conhecimento prévio acerca do tema, apresentou algumas consequências das atividades industriais que degradam o meio ambiente: "chuva ácida, ilhas de calor, aquecimento global, dentre outros".

CONFORMISMO OU CRÍTICA SOCIAL? 0 terceiro parágrafo introduziu a ideia de conformismo, que é associada ao segundo personagem. 0 fato de o personagem retratar uma paisagem bucólica é visto como uma atividade lúdica, não propriamente de crítica e/ou reflexão. Na interpretação dessa imagem, o candidato novamente deixou de evidenciar que, mais do que uma atividade lúdica ou uma tentativa de "colocar um pouco de cor, de vida", a atitude do personagem também pode ser uma forma de crítica social à degradação do meio ambiente.

ESTRATÉGIAS EFICIENTES: usando um discurso impessoal (em terceira pessoa), o vestibulando concluiu o texto relacionando as atitudes dos dois personagens, o que garantiu coesão e coerência. Em um parágrafo constituído de um único período - o que, aliás, não é positivo para a estruturação do texto, pois pode tornar a exposição dos argumentos confusa -, ele reafirmou ideias desenvolvidas ao longo da redação. Ao usar termos como "irracionalmente", o candidato-autor empobreceu sua argumentação. Esse tipo de julgamento explícito e não fundamentado deve ser evitado na produção de textos dissertativo-argumentativos. Esses pequenos deslizes, contudo, não comprometeram a boa avaliação da redação, que obteve sucesso sobretudo pelas estratégias eficientes de argumentação e organização do texto.

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